Colégio Estadual José Ludovico de Almeida

13/06/2011

PROJETO CIDADANIA E MEIO AMBIENTE – ESCOLA VAI AO PARQUE

Filed under: Geral — cejla @ 16:13

               Visando despertar nos educandos  a mudança de hábitos e sobretudo a transformação de atitudes que remetem à proteção e à valorização do meio ambiente, a professora  Maria Auxiliadora  desenvolveu  este  brilhante  projeto: CIDADANIA E MEIO AMBIENTE – ESCOLA VAI AO PARQUE.

               Parabéns,  professora Dôra.

Simone Cintra Duarte Amorim – Diretora.

COLÉGIO  ESTADUAL  JOSÉ LUDOVICO  DE  ALMEIDA 

PROJETO CIDADANIA E MEIO AMBIENTE

ESCOLA VAI AO PARQUE

Maria Auxiliadora Di Clemente

1. JUSTIFICATIVA

            A cobertura vegetal do município está quase que totalmente descaracterizada pela ação do homem. Durante toda nossa vida nos beneficiamos do Meio Ambiente sem a preocupação em preservar os recursos que ele nos oferece. Devido a esse uso indiscriminado muito já foi destruído causando sérios danos e diminuindo a qualidade de vida do ser humano. Dessa forma, faz-se necessário que a escola proponha novos caminhos que leve a uma nova relação com o meio ambiente Este estudo busca apontar o uso de áreas verdes como elemento necessário para que se obtenha um novo equilíbrio entre o ambiente antrópico e o natural.

2. PÚBLICO ALVO

            Este projeto é destinado aos alunos do 8º ano ( A, B, C e D) e o 9ºA  do ensino fundamental 2.

3- DURAÇÃO

            Este  projeto tem a duração de  5 dias para cada série  

1 aula para apresentação do projeto

2 aulas para pesquisa

1 aula para visitação ao parque

1 aula para preparar o relatório e os murais

Datas das saídas ao Parque da Juventude Onofre Quinan:

23/05 8º A,        24/05 8ºB,         25/05 8ºC,         26/05 8º D,         27/05 9ºA

 4. OBJETIVO

             Avaliar as condições térmicas da área verde (Parque da Juventude  Onofre Quinan) e entorno, da cidade de Anápolis-GO, sob o enfoque da importância da vegetação urbana como elemento modificador do conforto térmico da ambiência urbana de acordo com os padrões de ocupação do solo. 

  • Contribuir para a formação de cidadãos cons­cientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade sócio-­ambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global.
  • Trabalhar com a formação de valores, atitudes e comportamentos em ambientes públicos e coletivos. 
  • Despertar os alunos para que possam, não apenas agir corretamente no processo de preservação do meio ambiente, como também colaborar com o despertar dessa consciência junto às suas famílias e à comunidade.
  • Mostrar a importância dos parques urbanos,em especial Parqueda Juventude Onofre Quinan, que ao  integrar a comunidade, promove  noções de cidadania, de convívio e respeito ao meio ambiente. 
  • Como o trajeto do Colégio ao Parque será feito á pé , oferecer noções a respeito da forma como deve se comportar diante do trânsito. 

5- METODOLOGIA

  • A metodologia utilizada para a realização deste projeto se valerá de pesquisas em sites, sobre a importância da vegetação e preservação do meio ambiente.
  • Uma visita ao Parque da Juventude Onofre Quinan.

6 – AVALIAÇÃO

  • A avaliação acontecerá através da observação do desempenho e interesse dos alunos no desenvolvimento das atividades, produções e relatório sobre as atividades. 

OPINIÃO DE ALGUNS ALUNOS A RESPEITO DA VISITA:

Foi muito divertido, foi um meio de aprender diferente e muito legal. Lá vimos belas paisagens, coisas diferentes e interessantes. Aprendemos rindo e brincando. Tomara que com esse bom resultado, possam acontecer vários outros, em lugares tão interessantes como esse ou até melhor. Caio – 9º A

Foi uma aula voltada para a natureza, diferente. Saímos do dia-a-dia, muito legal  mesmo! Mas que pena, que nem todas as pessoas dão importância para isso. Natália – 9º A

Foi muito bom ter ido ao parque com a escola, nós aprendemos muitas coisas boas e de grande utilidade  para nós. Adorei o passeio e espero ir novamente com a classe. Gabriela – 8º B

Foi manero olhar as árvores replantadas, eu nem sabia que aquele córrego era o córrego das Antas. Jéssica Nunes – 8º   B

Foi muito irado porque ficamos em contato com a natureza, tiramos muitas fotos e aprendemos  várias coisas interessantes. Felipe 8º B

 

 

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: